Menu
Nutrição clínica como aliada no tratamento do câncer
Publicado em 02/02/2017Nutrição clínica
A importância de uma boa alimentação na prevenção e combate a diversas doenças

Com a expressão “a saúde entra pela boca” pode-se evidenciar a importância de uma boa alimentação na prevenção e combate a diversas doenças. Além da ingestão de alimentos nutritivos para prevenir doenças, em situações de enfermidades, muitas vezes, é necessário recorrer a produtos que auxiliem no tratamento de graves patologias. Trata-se de alimentos para situação metabólica, que são uma terapia nutricional, um suporte de nutrição clínica para que os pacientes possam aumentar as defesas do organismo, necessárias para uma alta imunidade do corpo.

O câncer, por exemplo, exige que o enfermo tenha uma dieta nutricional balanceada, pois os pacientes oncológicos diminuem a ingestão total de alimentos, bem como o tumor provoca alterações no seu metabolismo e aumenta a demanda calórica em virtude do seu crescimento. Neste momento, é que os produtos específicos se tornam importantes na busca de uma melhor qualidade de vida. Após a alta hospitalar, muitos necessitam de uma terapia nutricional completa para poder enfrentar um pós-operatório ou passar pelas difíceis sessões de radioterapia e quimioterapia.

Os benefícios com a nutrição clínica são diversos, entre eles, uma melhora significativa da imunidade, o que previne quadros infeciosos e de patologias mais graves. Conforme os dados do estudo multicêntrico Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional (Ibranutri), no Brasil, a desnutrição calórica e proteica em pacientes internados com as mais diversas enfermidades representa quase 50%. Quando se fala em pacientes oncológicos, o índice corresponde a 66,4% (fonte: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).

Neste sentido, o uso de produtos específicos para terapia nutricional previnem a desnutrição e a carência de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e seu fortalecimento. A reabilitação do paciente com câncer se torna mais rápida e segura, pois a suplementação reduz o tempo de recuperação. Vale destacar, que estes alimentos utilizados na dieta nutricional dos pacientes só podem ser consumidos sob a prescrição do médico ou nutricionista.

A nutrição clínica traz diversos produtos eficazes, entre eles, existe o Reabilit Peptiflex, da Nuteral, que é um destes alimentos especiais para nutrição enteral ou oral, voltado para pacientes com câncer. O produto garante uma dieta nutricional completa, COM IMUNOMODULADORES (glutamina peptídeo, nucleotídeos, L-arginina e taurina, recomendados pela Espen (The European Society for Clinical Nutrition and Metabolism) no pré e pós operatório de pacientes com câncer de pescoço, câncer abdominal e após trauma severo, independente do risco nutricional. Estudos comprovam o aumento da concentração desses nutrientes no sangue. Quer saber mais? Entre em contato com os especialistas da Stock Med.

 

Mais lidas

Nutrição clínica como aliada no tratamento do cânc...
Publicado em 02/02/2017#Nutrição clínica
A importância de uma boa alimentação na prevenção e combate a diversas doençasContinue lendo...
Copyright © 2012-2016. Stock Med - Todos os direitos reservados